Sempre ouvimos falar muito em sistemas integrados e que existem vários tipos que podem aplicados, mas como exatamente eles funcionam e quando devem ser usados? Esses sistemas integrados são também conhecidos como sistemas de gestão e servem para empresas melhorarem os seus processos internos e garantirem um ecossistema empresarial bem sucedido e com resultados para serem compartilhados com toda a equipe.
Tipos de sistemas integrados de gestão empresarial mais usados
Podemos falar em três grandes categorias: os OLTP (Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em Tempo Real), o de Business Intelligence e os sistemas integrados de previdência e fundos de pensão.
ERP (Enterprise Resource Planning)
Conhecido como Planejamento de Recursos Empresariais, é usado tanto sob uma perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) quanto sob uma perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão etc), o ERP é uma plataforma que tem como objetivo integrar e automatizar os diversos departamentos dentro de empresas, fazendo um armazenamento das informações do negócio e aglomerando todos os dados e processos de uma organização em um só sistema.
Por ser um sistema utilizado para a infraestrutura da empresa e estar há tantos anos no mercado, o ERP está consolidado como um dos sistemas de gestão mais bem sucedidos para corporações, sendo ágil e eficaz, impactando na redução de custos e otimizando todo o fluxo de informação que passa pelo seu negócio. Algumas desvantagens são identificadas na dependência do sistema em um bom funcionamento geral da empresa e por não ser um sistema que resolve todos os problemas “sozinho”, dificultando a independência entre os módulos do sistema.
CRM (Client Relationship Management)
Em uma tradução livre, o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente é um sistema de gestão voltado para o cliente, reunindo todo o seu escopo em volta de uma estratégia para a manutenção e antecipação de necessidades quando o assunto é o seu cliente.
O sistema de CRM tem com um de seus objetivos fidelizar o cliente e tratá-lo da melhor maneira possível para o negócio, atuando em três grandes áreas: a automação da gestão de marketing, a gestão comercial e a gestão de seu serviço ou produto. Por ser fruto da cultura da empresa, esse sistema depende de toda uma filosofia e da presença de especialistas para que tenham certeza de que tudo está rodando da melhor maneira possível.
O sistema de CRM interfere essencialmente nas áreas de automação do marketing da empresa, impactando dentro de parâmetros e conversões ligadas ao operacional dessas ações, como a captação de um banco de dados com as informações desses clientes, assim como a integração com sistemas de vendas e desempenho. É usado também para a automação de disparos de contanto com o cliente, seja por e-mail ou outras formas de comunicação, o SFA (Sales Force Automation) e a viabilização de dados fundamentais para a geração de campanhas de comunicação para a empresa.
BI (Business Inteligence)
O Business Inteligence, ou Inteligência de Negócios, funciona através do processo de captação de informações que tem origem dentro dos outros sistemas de gestão de uma empresa, planilhas ou documentos. Como o nome já diz, ele é um sistema que funciona para a gestão do braço mais estratégico que há dentro de qualquer corporação. Ao centralizar e organizar informações que vêm de toda a empresa, esse tipo de sistema auxilia na análise dos dados coletados e na obtenção de resultados mais palpáveis para os momentos de tomada de decisão da empresa.
Seu maior objetivo é trabalhar em conjunto com a equipe de BI para traçar planos estratégicos que otimizam e inovam os processos administrativos das empresas.
Sistema integrado de previdência
Agora que já sabemos com mais profundidade sobre os planos de benefícios para os funcionários de uma empresa, apresentamos uma de nossas soluções, com um dos nossos produtos mais especializados e um dos sistemas que mais facilita a vida dentro das organizações, os sistemas de gestão para previdência e fundos de pensão, que servem para trabalhar toda a área relacionada à benefício e previdência ligado aos funcionários da empresa.
Feitos para planos públicos e privados de previdência, um ERP de previdência faz toda a gestão, integrando as áreas de uma corporação, garantindo uma troca de informações mais rica e mais rápida para quem trabalha com esse tipo de controle. Usada tanto como uma ferramenta de suporte quanto como uma ferramenta de gerenciamento, automatizando e coordenando todo o modelo previdenciário ou de fundo de pensão escolhido pela empresa e seus funcionários, ao trabalhar com uma base de dados que se alimenta de todas as informações contidas pelo departamento contábil, de recursos humanos e financeiros da empresa.
As soluções que trabalhamos engloba a integração, a gestão e automação de processos como arrecadação, orçamentos, investimentos variados contando com módulos de assistência para a emissão de planos comprados pela empresa, assim como um módulo de Seguros, focado exclusivamente em parametrizar, faturar e gerenciar a área de apólices, seguradoras e demais necessidades voltadas ao seguramento de seus funcionários.
Sistemas de gestão da Mestra Informática
Além desses que mencionamos acima, ainda temos sistemas de gestão voltados para a área de vendas, de recursos humanos, contábeis e tantos outros que facilitam a vida das equipes envolvidas com a gestão desses recursos. Todos eles agem como sistemas auxiliares e podem ser integrados em módulos dos principais sistemas de gestão para que você tenha sempre uma base de dados bem alimentada e com que se conversa de alguma forma.
Nossa equipe é sempre atualizada e preparada para te oferecer as melhores soluções de informática disponíveis no mercado. Quer conhecer mais sobre os nossos produtos? Entre em contato!
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