Softwares mais eficientes com a Metodologia Ágil

A metodologia ágil, ou só Agile, é uma alternativa aos modelos tradicionais de gestão de projetos. Englobando um sistema de entregas eficientes, feedback constante e uma equipe multidisciplinar.

As metodologias ágeis chegam nos negócios para tornar a vida do gestor de projetos mais dinâmica e com melhores entregas.

Com uma proposta de facilitar a vida de quem trabalha com projetos e dar uma nova cara para a maneira como trabalhamos em equipe, programadores, inspirados por essa forma de trabalhar, publicaram o chamado de Manifesto Ágil, que tem entre os seus objetivos principais a satisfação dos clientes e as melhores práticas em termos de desenvolvimento de softwares.

Em contraposição, temos o modelo chamado “de cascata”, que trabalha com projetos que começam e terminam de maneira mais regrada, em etapas que se iniciam apenas após as entregas da anterior terem sido aprovadas.Os dois métodos se diferenciam principalmente no modo em como pensam a separação de tarefas e etapas do início ao fim do projeto. E enquanto um preza pela boa organização e certeza na divisão de papéis, o outro busca um olhar dinâmico, multidisciplinar e ágil para as suas entregas.

Entendendo as metodologias ágeis

Também conhecidas como Frameworks Ágeis, saiba quais são os principais métodos e tendências usados hoje no mercado.

Scrum

Um dos métodos de desenvolvimento ágil mais famosos e utilizados hoje pelas empresas, esse framework foca no planejamento e gerenciamento de projetos, segmentando-o em ciclos (os chamados sprints) e dividindo equipes responsáveis. Os ciclos então são divididos em time boxes, frações de tempo em que eles devem ser desenvolvidos.

Desenvolvido nos anos 80 e consolidado como um dos métodos favoritos para o desenvolvimento de softwares, ele é um método interativo e incremental que se utiliza principalmente do componente humano em seu processo de desenvolvimento, mantendo a equipe motivada e recebendo atualizações diárias das tarefas a serem desenvolvidas.

Feature Driven Development (FDD)

Pautado em requisitos funcionais de um sistema, essa metodologia é a ideal para quem tem projetos já iniciados e com códigos já criados, focando principalmente na parte de processo de desenvolvimento.

Também entendido como um modelo interativo e incremental, assim como o Scrum, mas voltado para a questão da funcionalidade do sistema, ele funciona em cinco etapas, com quatro pontos de verificação, chamados de E (entry), T (task), V (verification) e X (exit).

eXtreme Programming

Ou apenas XP, é uma das metodologias que se baseia nas práticas de engenharia, sendo mais comum de ser aplicada na área de desenvolvimento de softwares. Com princípios que se guiam por Simplicidade (removendo funções desnecessárias), Feedback (contato frequente com o cliente) e Mudanças (adaptar-se para atingir seu fim), ela visa otimizar o tempo de resposta e a qualidade de uma entrega, respondendo à solicitações de clientes.

Por ser um método que abre a possibilidade para um contato constante, ele é excelente para projetos nos quais os clientes não tem certeza qual o formato final que desejam.

Kanban

O método japonês criado pela gigante Toyota, começa a ser aplicado principalmente no controle de fluxo de produção ou transporte nas indústrias. A marca desse método é usar uma série de cartões (cards) que facilitam a visualização do fluxo de um projeto e distribuição de tarefas.

Agora que você já sabe mais sobre metodologias ágeis, que tal aplicar?

Com a equipe da Mestra Informática, nós oferecemos um suporte completo na implementação dessas técnicas de gestão de projetos, trabalhando lado a lado com os seus objetivos e necessidades.

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas e veja como tornar sua equipe de desenvolvimento mais ágil.

Nenhum comentário

Postar um comentário